E se me enganar a decidir?

Quanto me custa esse engano?


Jogo habitualmente em mesas shallow na tilt. São mesas de 20-40bb de entrada máxima e que, ao contrário das mesas cap, não têm limite para o tamanho das apostas por mão (nas cap tables da tilt estamos all-in ao fim de apostarmos 30bb). O que isto significa é que jogo muito contra shortstacks de 20bb. Conheço a estratégia EP20 da EducaPoker e sei que os jogadores de 20bb abusam dos nossos erros pre e postflop, destruindo a nossa winrate. Dito isto, achei que fazer uma análise de quanto me custam os erros contra eles era interessante. Vamos lá então:

-Tenho A7o no BTN e faço um raise para 2.5bb. O adversário vai All-in na BB para 20bb. Tem 10% de 3bet. Qual o erro que tem um custo médio mais baixo? Pagar ou foldar?

Procurei um exemplo algo claro e a resposta, como a maioria sabe, é fold. Ou seja, assumindo que as stats são reais, não podemos pagar o all-in porque nos custa mais dinheiro que o fold, na long run. A questão é: quanto mais? E será que muda se as stats de 3bet% aumentarem?

-Primeiro quero encontrar o poto de EV=0, ou seja, neste caso o fold. Foldar tem custo zero porque, por definição, o dinheiro que já investimos no raise já não é nosso e já não entra nas contas de EV. Assim, a jogada: raise 2.5bb e fold a 3bet terá um custo de 2.5bb, ou o que é o mesmo, -250bb/100.

-Vejamos agora o call (temos de pagar 17.5bb e o pote final serão 40.5bb):

Precisamos de 17.5/(17,5+23)=43% de Equity.

Como A7o contra o top 10% tem cerca de 35% de Equity, estamos a perder dinheiro com o call (duh :p). Fazendo as contas:

EV= FE + SDequity - Custo

EV= 0 + .35*40.5 - 17.5
EV=-3.325bb , ou seja, -332bb/100

O custo do call é de 332 big blinds a cada 100 mãos!!!

Agora vamos assumir que este adversário 3beta mais contra nós do que os 10% que o HM nos diz (o que habitualmente se dá nas mesas por "este filho da p)$# tá-me sempre a 3betar!). Vamos dizer 20% de 3bet, na loucura... :p

O nosso A7o contra o tpo 20% tem cerca de 43% de equity, que é o que precisamos para pagar bem.

Contas:
EV = FE + SDequity - custo
EV=0 + .43*40.5 - 17.5=-0.085 , ou seja, -8.5bb/100.

Resumindo, se a % de 3bet passar de 10 para 20%, a diferença entre fold e call torna-se muito menor. (na verdade em jeito de auto-crítica, devia ter dado EV=0. Só não deu por causa de aproximações que fiz...)

Conclusões:

Escolhi este caso porque, como já disse, é uma situação que me acontece muitas vezes nas mesas e onde cometia erros muito caros.

Neste exemplo podemos ver que mesmo quando o adversário passa de 10 a 20% de 3bet contra nós (ou seja, o dobro!), a nossa mão continua a ter um valor esperado negativo no call. E claro...quando nos enganamos e ele tem mesmo os 10% que a média do HM diz, o custo do nosso call é assustadoramente negativo.

Acho que o objectivo final deste post é mostrar que, por vezes, sobrevalorizamos algumas coisas no poker e que se não tivermos cuidado com isso, pode-nos sair muito caro!

Abraço,
Luís


E quase 2 anos depois...


Depois de muito tempo passar sem escrever sobre poker, decidi voltar. Decidi voltar a escrever sobre uma coisa que mexe comigo, que é o meu dia a dia. Um jogo que me faz pensar e não me dá descanso. Um jogo que me obriga todos os dias a evoluir, a discutir, a sonhar com ganhar mais e melhor. Um jogo que apesar de, por vezes, alterar o meu estado de espírito me dá imenso prazer discutir.

Nos últimos meses tenho tido uma evolução interessante e sinto que o trabalho tem recompensado. Como sabem, trabalho todos os dias com a EducaPoker.pt dando aulas, escrevendo artigos e comentando mãos. Ajudo pessoas a evoluir numa coisa que gostam e isso é bastante gratificante. Para além disso, penso que ensinar alguém a jogar nos faz pensar no porquê daquele Check-Raise que para nós é óbvio mas não sabemos pôr por palavras. Ajuda-nos a criar um plano para uma mão para que o possamos explicar mais tarde. Tudo isto tem servido para que a minha evolução tenha sido interessante para mim e, acima de tudo, após um período de cerca de um ano em que me senti estagnado e cansado do poker.

Quero que este blog sirva agora para falar sobre coisas ligadas ao poker que me apeteçam pôr cá fora :) Quero quebrar um pouco com a minha antiga rotina de colocar gráficos de 2 em 2 meses, qual montra de troféus.

Dito isto, por hoje é (quase) tudo e espero que alguém leia este blog ressuscitado :p

Para começar o groove, deixo aqui um link para o meu último video - uma análise de base de dados do nosso colega AJL_5. Se se registarem no educapoker.pt poderão ver as duas partes porque o vídeo está disponível para todos. Video aqui e o completo aqui e aqui.



Um abraço!