Férias e o estado da nação



Finalmente fui de férias! Desde que comecei com o projecto EducaPoker que não pude ter férias para podermos lançar a escola a tempo, vai fazer quase um ano. Foi duro mas valeu mesmo a pena e sinto que estamos apenas no início. É muito bom ouvir comentários positivos dos alunos (inclusivé pessoas que se renderam :p) porque faz-me sentir vontade de continuar sempre a melhorar e a ser melhor coach/professor. Dito isto, precisava mesmo de férias e optei por não jogar durante todo esse tempo.


Após o fecho da Fulltilt, que era a minha sala favorita há já muito tempo e que, como alguns saberão, onde tive os meus melhores resultados, fui obrigado a mudar para a Stars. Na tilt andava a jogar de 2/4 a 5/10 e a vida corria bem...Mas quando a esmola é muita o pobre desconfia e, como já alguns previam, a Fulltilt fechou por falcatruas. A Stars também mas safaram-se melhor...Não vou estar aqui a explicar tudo direitinho porque para isso há sites como o PokerPT.com :p O que interessa é que fiquei lá com demasiado dinheiro preso, depois de em Junho ter tido o meu melhor mês de sempre :( Fui então forçado a jogar na Stars.

Depois de jogar alguns milhares de mãos na Stars (baixei pra 1/2 por questões de liquidez óbvias) cheguei à conclusão que os jogos estão bastante mais difíceis. Começo a sentir que, e cada vez mais se vai sentir isso, é preciso ser-se muito bom para se continuar ganhador com os mesmos winrates que se tinham em tempos pré black friday. E quando o rakeback começar a desaparecer é que vai ser. Vamos passar a ter a grande maioria das pessoas a perder dinheiro se não receberem os seus ~30% de volta e aí o pior pode acontecer! O jogo pode morrer e isso seria uma pena. Para mim é lógico que se a maioria dos jogadores que eram ganhadores, começarem a perder mês após mês, eventualmente o jogo deixa de existir na forma que eu o conheço: como uma profissão.

Não quero que isto seja um post alarmista, mas vejamos:

-USA fecham para americanos (UIGEA)
-Salas americanas continuam a actuar (excepto a Party que está agora, a meu ver, numa excelente posição de mercado se este reabrir)
-Governo Americano fecha salas - Black Friday- e os americanos não jogam.
-Governo Americano fecha a Fulltilt por corrupção e tudo o mais que de mau pode haver. Falta saber até que ponto tudo é verdade e quais os interesses politicos que há por detrás disto tudo.
-Miúdos como o Girah optam por ludribiar dezenas de jogadores de poker para se tentarem aproveitar de falhas na comunidade, muito por causa de ser uma área com pouco controlo. Isto para mim significa que cada vez mais isto vai acontecer, à medida que o jogo se tornar mais conhecido e que menos jogadores ganhadores houver.
-A Unibet cria um Auto-folder. Uma coisa ridícula que vai acabar por matar por completo os jogos naquela sala. Imaginem lá o jogador que vai lá só para brincar e automaticamente lhe dizem que o range aconsehado para foldar é xxxxxx. Estamos perdidos. O que vai acontecer, uma vez mais, é que o jogo vai morrer mais um pouco. Andam a tentar inovar demasiado e depois saem coisas escabrosas como esta...

Soluções claras para este problema não tenho. Tenho uma ideia...Duas coisas eram importantes:

-Entrada do mercado chinês
-Regulamentação a nível mundial.

Claro que não sei bem os moldes em que isto poderia acontecer, mas sei que se o sistema de poker continuar assim é provável que colapse eventualmente. Nessa altura pode já ser tarde.

Depois de todo este post virado para o lado preocupado de um jogador que tem imenso dinheiro preso e que acabou por pensar "como é que pude ser tão crédulo em todo o sistema", nem tudo é mau. Continua-se a ganhar pelos lados da stars e continuamos a evoluir todos os dias :)

Por hoje é tudo!

Abraço,
Luis Sousa Reis

0 comments: