*le Check Raise! - Parte I


Na sequência de uma conversa que tive com o Naza num live report do PokerProMasters (acho que vai ficar disponível para ouvirem) sobre boards coordenadas/não coordenadas, acabei a pensar que o tipo de board também interessa para decidir quando fazer ou não Check-Raise (CR). Dito isto, hoje vou escrever uns pensamentos sobre o Check-Raise.

Então, para começar, o que é um CR?

O CR acontece quando fazemos check numa street, com a intenção de fazer raise à aposta do adversário. Como é óbvio, só o podemos fazer quando não temos posição! Outra coisa importante é o tamanho da nossa stack: se tivermos uma stack do tamanho (ou inferior ao) do pote, sempre que o nosso adversário apostar, está a apostar o tamanho da nossa stack e não podemos fazer check-raise :p Por esta razão, eu sou da opinião que devemos ter pelo menos o dobro do tamanho do pote para fazermos este movimento.

Características do CR (vantagens e desvantagens)

Quando fazemos CR há algumas coisas que acontecem. A saber:

-O pote cresce rapidamente na ronda em que fazemos o CR

-O nosso adversário pode abandonar mãos mais fortes do que se fizéssemos donk bet

-Se o fizermos em bluff, o custo do bluff é maior

-Quando o adversário decidir fazer check-behind, estamos a dar uma carta grátis (ou showdown grátis, se estivermos no river)

Facilmente vemos que algumas destas características podem ser vantagens e/ou desvantagens.

Vamos ver as possibilidades... :)

O que ter em conta quando pensamos fazer um CR?

-Queremos saber se estamos comprometidos com o pote (feliz ou infeliz) ou não comprometidos.

-Qual o tipo de adversário (agressivo ou passivo postflop)

-O tamanho da stack efectiva (é a menor das duas em jogo)

-Será o tipo de board favorável para o agressor (jogador com iniciativa)?

É óbvio que também usaremos a nossa mão para decidir se fazemos ou não o CR, mas o tipo de adversário é o que mais me preocupa.

Quando pensamos em fazer um CR, é de extrema importância termos stats do rival que sejam fiáveis. Mais de 500 mãos é o ideal! Vamos usar a stat de "bet when missed flop/turn" para medir a probabilidade de o nosso CR resultar. Adversários que tenham tendências superiores a 50% de bet when missed e fold a cbet baixo (na ordem dos 40-45% ou abaixo) são adversários que vão quase sempre apostar se nós fizermos check.
Eu costumo decidir um Check-raise se o adversário tiver em torno de 60-70% de "bet when missed flop" (ou turn) e um fold a cbet inferior a 50%. Isto garante que vamos ter a possibilidade de fazer um check-raise quase sempre. Valores de "bet when missed flop/turn" inferiores a 50% indicam que temos uma taxa de sucesso inferior porque eles vão mais vezes fazer check behind.


Para esta primeira parte é tudo! Na segunda parte vou falar um bocado do Check-Raise quando estamos comprometidos e quando não estamos comprometidos (bluffs).

Abraço,
Luis Sousa Reis

0 comments: