Report Main Event Figueira - pt2

Para o dia 2 do torneio já estava mais bem disposto e com vontade de jogar bem. Ia começar o dia shortstack e sabia que tinha de começar a aproveitar spots de steal e re-steal. De preferência sem ir a showdown...


Estava na mesa 3 com Eman, Claudio Coelho, crispoker e um edukito (que só a meio da tarde é que admitiu que era nosso aluno :p). Não estava nada contente por ter o Eman com posição sobre mim e já sabia que ia ter decisões difíceis. Acabamos por não jogar nenhum pote postflop (que me lembre foi tudo preflop com raise fold ou raise re-raise - bla bla bla queres call - etc etc e fold).

Com 7 jogadores na mesa e as blinds demasiado altas para a minha stack de 12-15bb eu estava a tentar aproveitar um spot de steal por órbita. Táctica de sobrevivência basicamente :p Shipei um ou outro pocket pair e Ax fortes a raises e consegui não levar call nunca. Até que dei a primeira chouriçada do torneio xD Não que eu tenha culpa não é...

Tenho 30k fichas e preciso urgentemente de dobrar com as blinds a 1k/2k e prestes a subir. Estou UTG+1 e com Ah9h deciso encostar e ver se passa sem levar call. Não tive sucesso porque o edukito (nick oigra) nem pergunta quantas são e anuncia call. Já sei que não estou em boa forma e começo a pensar nos 30% de equity que devo ter...Nisto já me estou a levantar e temos um jogador a fazer slowroll na BB com praticamente as mesmas fichas que eu. Depois de reclamar um bom bocado decide-se por call com AKo. Nice slowroll lol :/

Estou de pé, casaco vestido, telemovel no bolso e já vi QQ à minha esquerda e AK na mão do jogador da BB. Lá se foram os 30%...COPAAAASSS!!!! Mas não foi preciso. Assim que sai o flop vejo um 9 e as pessoas todas a berrar à minha volta. Já percebi...veio 99x!! Primeira chouriça do dia =) Peço desculpa e volto a sentar-me! Vamos para as 100k fichas e já se respira um bocado melhor...

Agora com fichas já era outra história e já comecei a meter pressão. Nada de mais... 2 ou 3 potes ganhos com raise e um outro contra o Sr Aníbal que raiso A6o , ele call na BB, cbeto um flop Axx coordenado, checko behind turn e no river o Sr Aníbal demora uns 20seg a checkar e eu não estava muito contente com a minha mão nesta altura. O plano original era check turn e apostar o river mas depois acabo por check behind river com receio de um check-raise river. Afinal era bom e o meu top pair chega. Pote pra mim e estamos com 130k fichas se bem me lembro.

Lembro-me ainda de uma mão contra o Eman em que tenho QQ (sim miúdo, tinha mesmo jogo xD) e como já esperava ele começa a desconfiar que eu vou abrir mais potes agora que tenho fichas. Abro em late position para 4.5k e o Eman decide 3bet para 11.5k. É um bom preço para ele e uma situação bastante ideal dado que é bem provável que eu esteja a abrir mais light por ter mais fichas. Porém com QQ tinha de pensar como seria a melhor forma de conseguir maximizar o valor da mão. Cheguei rapidamente à conclusão que se fizesse call ele ia desconfiar bastante mais e portanto optei por tank e ship em ligeiro overbet. Ele ainda pensou e comentou que não lhe apetecia flipar...right :p

Algumas mãos depois tenho a minha pior mão do torneio e onde acho que cometi um erro grave :( Abro 87o no BTN e levo call da BB. O flop é um magnífico 4c5s6c! A BB checks e eu aposto 10k. BB anuncia raise para 23k. Aqui tenho de pensar muito bem o que fazer porque o range de valor que a BB representa é extremamente curto e tem muito mais bluff. 44/55/66/ ou 2 pares são as únicas mãos que raisam por valor e não 3betam preflop em situação de BB vs BTN. Ou seja, opto por call apenas porque imaginei que se shipar ele vai foldar a maior parte das mãos que poderiam fazer isto (obviamente que os sets não foldam...). O turn vem um K vermelho que não muda a mão dele tipo nunca mas que é uma scary card por excelência. Provavelmente apostaria o turn se não tivesse nada mas optei por check behind. Aqui é que foi o meu maior erro porque não imaginei que ele fizesse check-raise flop com um flush draw dadas as stacks e a fase um bocado avançada do torneio e além disso depois de check raisar o flop eu imaginei que ele apostasse o turn se realmente tivesse uma mão com a qual se quer comprometer. Não foi o caso porque ele tem 7c5c para par+straight flush draw e decidiu não apostar o turn :( Eu faço check behind a pensar que tenho sempre a melhor mão (e ainda tinha...:p) e que apostar o turn só vai fazer foldar todo o air e a maioria das mãos médias que ele pode ter com A6 ou algo parecido. O river é um 3c...Ele checks, eu aposto 20k na esperança que ele possa ter um 7x e levo min-raise para 40k. Sei que era fold mas consegui convencer-me que podia muito bem ser um 7x. Fiz call para ver um straight flush do lado de lá! Vamos algures para as 50k fichas... :(

Depois de mais intervalos e mais uns ships para tentar dobrar (sem nunca levar call), acontece pela primeira vez mais um call a cerca de 5 ou 6 lugares do ITM. Tenho A3 vs 99 (acho) e dobro de novo para as cerca de 120k fichas com AAx flop. Mais uma chouriça de 30% :D

Estávamos perto do guito e estava num secão tremendo...Ainda consigo dobrar o jogador que me fez call com o 99 quando abro para 12k fichas e ele shipa 14k ou algo assim. Tenho QJ vs já nem sei bem o quê e perco. Entramos no ITM entretanto :p

Para terminar este report que já vai longo, a minha última mão:

Tinham acabado de chegar à mesa jogadores vindos de uma mesa que tinha fechado e um deles vem logo a dizer que tinha acabado de perder AK vs AQ num pote gigante (que era pote para chip leader). Imaginei que não estava muito contente :p Isto foi um bocado importante para a minha decisão na altura mas depois de analisar friamente até acho irrelevante. Esse jogador abre em MP para 16k fichas (acho) e há call do Sr Aníbal. Todos fold até mim e tenho 99 na BB. Tenho algumas 120k fichas e lembro-me de pensar que talvez consiga levar call de pior ou para flipar. Ele pensa um pouco - nem 20segundos demorou :( - e decide atirar o bounty para a mesa anunciando all-in. Sr. Aníbal folda rapidamente e eu viro 99 para a mesa. Ele não mostra logo e dá-me alguma confiança. Mas era falsa porque ele tem JJ :p Na board nada de chouriçadas (já tinha tido a minha quota parte xD) e acabei por ali o torneio.

Gostei imenso de jogar este torneio porque me parece que tomei boas decisões no geral e gostei bastante da estrutura. Joguei em mesas com jogadores que têm mais experiência de torneios ao vivo do que eu e parece-me que acabei por aprender algumas coisas :) Agora vou ver se em 2012 arranjo mais tempo e paciência para jogar torneios ao vivo.

Um abraço a todos os que perderam tempo a ler tudo isto e obrigado aos que me apoiaram na Figueira =))

Luis Sousa Reis

0 comments: