Ranges quê? Polarizados?! - Pt1


Por vezes sinto que algumas pessoas podem não perceber bem o que significam alguns conceitos do mundo do poker quando lêm coisas como CRAI, range merging, range polarizado. Por isso, hoje decidi escrever um bocado sobre ranges polarizados; o que são, quando devemos fazer e quando não e como jogar contra adversários que são fãs deste conceito.

O que significa polarizar um range?

A primeira vez que me lembro de ter ouvido a palavra polarizar, estávamos no ano de 1900 e lá vai fumaça e eu andava no secundário. Foi numa aula de Fisico-Química e estávamos a falar de moléculas. O conceito é basicamente o mesmo. Dois extremos com polaridades diferentes, um positivo e o outro negativo. No caso de ranges de mãos de poker é um pouco diferente e podemos imaginar como uma linha contínua que começa em 23o e acaba em AA. Portanto, temos o pólo das mãos muito boas num extremo -AA,KK,QQ,AK- e o pólo das mãos muito más -23o,42o,73o,83o.

Na prática, quando é que estamos a polarizar o nosso range? Polarizamos o nosso range quando fazemos um re-raise preflop com T4o, por exemplo. Ou 82o, ou Q5o. Polarizar ranges preflop é uma coisa que está bastante entranhada nos hábitos dos jogadores de poker online e é raro apanhar jogadores regulares que não o façam (quanto mais não seja porque é fixe :p). Acho que a razão porque isto começou a acontecer era boa na altura mas, eventualmente, começou a tornar-se mau porque as razões que faziam com que fosse rentável começaram a mudar. Eu explico ;)

Porque pode ser mau polarizar ranges preflop?

Quando fazemos um 3bet com T4o, estamos a polarizar o nosso range (para o pólo negativo, ou seja, a pior parte do range total). O problema de fazer re-raise preflop com estas mãos dá-se quando o nosso adversário decide fazer call ao 3bet. Se ele faz fold ou 4bet, é-nos igual. O movimento era rentável isoladamente. Correu mal e foldamos ou correu bem e ganhamos. Ou seja:

-Quando ele folda, a nossa equity é 100% -> polarizamos a equity para 100% com uma mão que se visse um flop dificilmente ganhava.
-Quando ele faz 4bet, a nossa equity é 0% (porque foldamos)->Utilizamos uma mão que tinha muito pouca equity preflop para tentar que o adversário foldasse. Correu mal, verdade, mas só perdemos o tamanho do re-raise.

Por aqui já se adivinha qual é o problema de polarizar ranges preflop...O problema vem quando o adversário faz call! Queria ainda acrescentar que mãos como T4o e QTs são mãos que vão ambas abandonar perante uma 4bet mas que postflop em situação de call a 3bet, têm equitys muito diferentes! Porém, ambas partilham o mesmo problema. Quando levamos call ao 3bet vamos cometer muitos erros ao tentar cobrar a equity que a mão tem (T4o tem alguns % de ganhar contra, digamos, Ases). Isto advém do facto de estarmos a jogar um pote inflacionado, com muita stack para trás e contra um range médio-forte do nosso adversário.

Para esta primeira parte é tudo. Para a parte dois vou falar sobre quando é que polarizar é bom e como ownar o pessoal que polariza :p

Abraço,

Luis Sousa Reis






3 comments:

RuiP said...

Viva!

Bom post. Gosto destes posts mais teóricos para aprender conceitos. Continua.

Abraço

Titinho_11 said...

Ansioso pelo resto da historia :)

Luis Sousa Reis said...

É um assunto interessante :) Mais logo já sai a segunda parte!

Abraço