Ranges quê? Polarizados?! - Pt2


Quando devemos polarizar?

Polarizar o nosso range preflop não é necessariamente mau. Para que seja bom polarizar o nosso range, a nossa equity deve estar polarizada preflop. Para que isto aconteça é necessário que o nosso adversário tenha uma baixa % de call a 3bet. Ou seja, ele ou faz fold ao 3bet ou faz 4bet. Nunca faz call! Como já disse na parte 1 deste artigo de opinião, quando o adversário faz fold preflop nós temos 100% de equity e quando ele faz 4bet temos 0% -equity polarizada, portanto.
Contra este rival vão acontecer 2 coisas: quando fazemos re-raise com uma mão forte, vamos prosseguir após o 4bet dele e quando temos uma mão fraca, vamos foldar ao 4bet dele (e por isso a equity que a mão tem é irrelevante).

Então porque faz sentido polarizar ranges contra adversários deste estilo? A resposta é simples e já está delineada acima. Quando o adversário faz 4bet e nós abandonamos, é melhor termos uma mão muito fraca do que uma mão média porque assim não interessa a equity (porque vamos sempre foldar). Este é o argumento que os regulares que polarizam costumam usar e que é correcto desde que de facto a % de call a 3bet do adversário seja quase nula. Isto permite-nos ter uma % de 3bet elevada e ainda assim, manter as mãos muito fortes no nosso range de 3bet :)

O problema é quando nos pagam a 3bet! Já nos vão estar a destruir a equity porque dificilmente conseguiremos cobrar a equity que o nosso lixo tem contra a mão assumidamente média/forte dele.

E agora para a "Million dolar question"...

Como explorar os jogadores que polarizam?

Primeiro gostava de esclarecer como é que eu costumo verificar se o adversário polariza o seu range preflop (é importante ter muitas mãos dele, obviamente!). Eu olho para as stats de 3bet do artista e vejo que tem um número elevado. Isto por si só não signifca que esteja a polarizar. No entanto, se juntarmos a stat de fold a 4bet (esta é a razão de precisarmos de muitas mãos), e ele fizer muito fold a 4bet, então já sabemos que faz muito 3bet com lixo. Há-os aí que polarizam preflop e também fazem call a 4bet mas é outro estilo. Contra esses a história é outra.

Portanto, quando ele usam um range alargado para 3bet e depois foldam muito quando levam 4bet, é porque usam muito lixo para 3betar. Habitualmente são os jogadores que vêm muitos videos da cardrunners e que aplicam as coisas meio às cegas.

Adiante...

Como é que eu gosto de os explorar? O meu movimento favorito é a Delayed bet. O outro é a 4bet. Falemos da Delayed bet...

Sempre que o nosso adversário estiver a jogar contra nós (que temos um range médio/forte) ele vai estar a perder muito dinheiro ao jogar postflop porque tem um range muito débil. Quando um adversário que polariza muito leva call ao seu 3bet, ele pode jogar de várias maneiras postflop. Eu identifico maioritariamente duas:

-jogam em aggro mode quando não têm nada, sempre a barrilar . Aqui nós vamos escolher calldown com bluffcatchers porque há imenso valor em apanhá-lo.

-jogam em fit or fold (ou mandam um barril e desistem), permitindo que nós possamos floatar de forma muito lucrativa.

É importante frisar que um adversário que polarize o seu range preflop, raramente pensa de forma diferente postflop. Ou seja, não é normal um adversário que polariza preflop raisar TPNK no flop ou ainda apostar mãos médias no river em 3bet pots.

Queria terminar por dizer que é importante que após identificarmos a situação como uma boa situação para delayed bet, é crucial estarmos dispostos a jogar agressivamente quando temos mãos débeis. O lucro disto vem muito de o adversário foldar mãos como Q8 que fez 3bet preflop e flopou um par médio em K83r. Reparem que o artista que 3bet Q8 preflop não o faz com a intenção de se meter num pote gigante. Fá-lo para tentar roubar um pote preflop, e postflop tenta não se envolver demasiado em loucuras. Daí ser rentável este movimento :)

Para que fique bem claro em jeito de resumo: não polarizem ranges porque geralmente não há condições ideais para ser rentável ;)

Abraço,
Luis Sousa Reis


1 comments:

Titinho_11 said...

Pois mas isso em niveis baixos como nl10 é igual a 0 lolololol 80% das vezes,e o que acontece até maior parte das vezes é darem call a 4 bet com o lixo e bater lixo lixo e pum ficarmos espantados lolol :P.

Mas sem duvida que tem toda logica e vou tentar prestar mais atençao a esse pormenor :).

Grande abraço