Poker, um jogo darwinista


Já jogo poker desde 2006 e posso garantir que já passei por momentos muito difíceis. Já chorei à custa disto, já pensei em desistir e já pensei que não era jogo para mim. Mas houve sempre alguma coisa que me conseguiu cativar e obrigar-me a continuar! Não sei muito bem o que é mas continua sempre a haver uma vontade de bater o jogo, de me tornar melhor e de evoluir.


Quando em 2k7-2k8 tive uma downswing durante 100k mãos eu achei que o jogo tinha acabado para mim. Jogava N50 na altura e não podia estar mais enganado :p Consegui continuar e eventualmente a bonança apareceu. No entanto, já não me acontecia nada assim desde essa altura que vejo como tendo sido no século passado.

E para que interessa tudo isto?


Acontece que estou neste momento numa das piores fases em termos de poker. Não pelos valores mas pela permanência dos dias a perder, dos dias em que nada corre conforme se espera. Aqueles dias em que não dá vontade de jogar porque a única coisa que o meu cérebro retém é a linha verde que nunca sobe. Sempre que sobe é para dois dias depois descer ou estagnar. Não que também não haja dias em que ganhe, porque há, mas para quem não está habituado a perder, custa!

Cheguei à conclusão que enquanto não admitisse para mim mesmo que estava em downswing não iria conseguir sair dela. E isto tem para mim um significado.

Survival of the fittest


Recordo das aulas de Biologia que Darwin explicou a evolução das espécies com base na teoria evolucionista. Sem querer maçar ninguém, significa que os mais adaptados ao meio eram os que sobreviveriam ao longo do tempo. Os menos capazes eram eliminados.

Fazendo uma analogia para o poker, posso dizer que este é um jogo de adaptações. É assim que podemos continuar na mó de cima, a ganhar consistentemente, mesmo quando todos os outros jogadores se esforçam por melhorar. Quando todos já sabem as vantagens da 3bet e etc, nós vamos ter de estar um passo à frente e saber dominar a arte de cold 4bet bluff.

É curioso como agora consigo olhar para trás e ver que o que eu pensava há 4 anos atrás em termos de como funcionava o poker, me parece agora algo parvo. Lembro-me de achar que precisava de dominar nl100 para que nunca mais tivesse de descer desse stake. Nada mais errado :p

O papel dos amigos


Não podia deixar de referir o papel dos meus amigos no poker. Não sei bem se eles sabem o efeito que tiveram duas frases que dois deles disseram, mas se não sabem ficam agora a saber :p

A primeira foi entre dois finos que me disseram algo como: "Eu posso-me orgulhar de me ter sempre adaptado ao longo dos anos. Se não me tivesse adaptado não estava agora aqui. Só espero continuar a adaptar-me com sucesso."

A segunda foi algo como: "As downswings não são necessariamente más. Até pelo contrário...é durante as downswings que mais evoluo e aprendo, porque quando tudo corre bem não há tanta possibilidade de corrigir falhas".

E com isto acabo por chegar à conclusão que a minha downswing actual não é assim tão difícil. Não é assim tão má porque posso aproveitar para evoluir. Quando acabar, posso olhar para trás e ver que subi mais um degrau, que evolui à custa da swing!

E como um post destes não fica completo sem gráficos, deixo aqui um gráfico de 2011 até agora para a perspectiva e o deste ano apenas.


É curioso como o ponto onde começa a descer a linha verde é após o fecho da fulltiltpoker. Pode ser que em breve volte e a linha volte a declive positivo xD


Para este ano é tudo na rede ongame.

A única vontade que tenho neste momento é jogar bem. Jogar o número de mãos suficiente para ganhar a confiança de volta, voltar a ganhar com consistência.

Desejo boa sorte a todos e uma boa páscoa :p

Luis Sousa Reis



2 comments:

Kingsbull said...

Olá flyerr.

É curioso a analogia que fazes do poker à teoria evolucionista do Darwin. Principalmente porque se ouve dizer que o jogo está em constante evolução.

Penso que não seja o poker em si que esteja a "evoluir" mas sim os jogadores. E aqui está a questão.

Se o Darwin diz que os mais aptos são os que sobrevivem (Selecção Natural) A minha teoria no poker, tem como base a teoria da Lei do Uso e Desuso do Lamarck. "O uso de determinadas partes do corpo do organismo, faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem ;)

Por isso, aproveita esta down para "evoluires".

Abraço e Obrigado pela lembrança das aulas de biologia.

:)

Luis Sousa Reis said...

Vou com certeza tentar :P Abraço