Pequenos erros, grandes erros



Numa das minhas últimas sessões joguei uma mão que podia ter passado despercebida como muitas outras passam. Quando acabou fiz um "fist pump" e agradeci ao peixe pelo dinheiro... mas...vai-se a ver e o que parecia ter sido um pequeno erro era na verdade um erro do tamanho do mundo. É daquelas coisas que podem destruir a winrate de qualquer gajo.

Estava a jogar contra um adversário que eu já tinha classificado como fish e estava, portanto, a jogar de acordo com isso. Vou colocar aqui um print da mão porque não consigo colocar aqueles textos todos pipis com os tamanhos da stack :p



E para que possam compreender o tipo de jogador que enfrentava, aqui está a legenda do HUD :


Como se pode ver acima, eu abro AJss UTG para 3bb e o fish na BB que só folda 33% das mãos a steal faz call. Assumo que não folda mais de 50% mesmo contra UTG raise. O CO acaba por ser algo irrelevante porque o fish joga pela mão que tem e não por odds eventuais.

O flop é ofensivo (ou seja, acerta no perceived range de agressor) e portanto mesmo contra dois decido apostar com o meu gutshot e possível overcard. O CO folda e o fish faz call. Para o fish fazer x-c pode ter algum tipo de draw com JT ou um par de Q/K. Até aqui tudo perfeito.

O turn é que veio estragar tudo :p É uma espada e dá-me bastantes mais outs contra mãos melhores e por isso decidi apostar. Mas aqui está o meu primeiro erro. Não o mais grave mas ainda assim só me apercebi que seria um erro após analisar a mão no HM! A verdade é que esta carta só tem uma coisa boa que é dar mais equity à minha mão. Apostei o turn e como se vê levei raise...

O que é a minha aposta no turn?

Na altura pensei que era um semi-bluff. A verdade é que tou a bluffar e não me apercebi. Não consigo fazer foldar mãos melhores (o turn é um brick) e também não levo call de pior (ATo? Só se for :p). Portanto, o primeiro erro foi este e devia ter feito check-behind e cobrar a equity extra que ganhei sem investir dinheiro.

Call por odds

Depois de apostar o turn o fish faz um raise pequeno e tenho de pagar 20bb para um pote de 92bb. Vamos às contas:

PME = 20/92 = 21,73%

PER = (12 outs (9 de flush + os outros 3 Ts) x 2 = Aprox. 24%

Portanto, a decisão mais elementar é fazer call porque temos odds directas para o fazer e foldar o river se não sair uma das outs.

Re-raise all-in

Pois é...Aqui foi o erro que parecia pequeno e vai-se a ver é um erro grande. Quando jogava a mão exagerei na percepção de "é um fish". Um cliente deste tipo não costuma ser agressivo e muito menos em x-c flop e x-r turn. Assumi que havia bluffs no range de raise dele e isso levou-me a cometer o erro gigante de fazer re-raise all-in.

No flop tem 75% de fold a cbet OOP e no turn folda 50% a cbet. Raisa 0% cbets no flop e tem um W$WSF% de 35%. Ou seja, nada de agressividade...Então daqui se vê o tamanho do meu erro no turn :p

Resultado final

O fish faz insta call ao meu re-raise all-in e mostra 22 para floped set. O river traz uma espada e eu ganho o pote. Era mais uma daquelas mãos que podia ir para o "saco psicológico" do "joguei bem porque ganhei" e nunca mais me teria apercebido do erro.

Em jeito de resumo retenho que é importantíssimo verificar as nossas sessões no Holdem Manager e de preferência ir marcando as mãos à medida que vão decorrendo. Assim é mais fácil de as mãos não nos passarem no filtro psicológico e desta forma melhoramos a nossa winrate no longo prazo :p

Abraço,

Luis Sousa Reis



1 comments:

Antonio Vítor said...

Interessante, no entanto é elementar na minha opinião :)

Siga matéria mais complicadas.

Abraço