O estado da mente

Nos ultimos dias tenho andado a pensar na minha evolução desde que comecei a jogar e que coisas é que consegui aprender em 1 ano de experiencia. Tudo o que me vinha a cabeça era toda a teoria do jogo entre check-raises, semi-bluffs e tudo o mais... Mas hoje apercebi-me duma componente muito mais importante! A mente.

O meu estado de espírito

Nesta época de exames em que há algum stress para que as coisas corram bem, noto que os meus dias são mais dificeis e isso reflecte-se no meu jogo. Levantar de manhã ir para a faculdade estudar umas 6 horas. Chegar a casa comer qualquer coisa e ir ao ginásio. Sair do ginásio ir para casa jantar. Sento-me no PC e só penso "vou jogar umas mãos".

Até aqui parece-me tudo bem. No entanto nos ultimos dias tenho reparado que o stress dos exames e do estudo me prejudicam na capacidade de concentração nas mesas e consequentemente tomo decisões menos adequadas e que claramente me custam dinheiro.

A vontade de jogar para ganhar muitas vezes leva-me a perder a paciência quando sei que fui outdrawn ou quando enfrento resistência e tenho uma mão muito forte...Nos ultimos 5 dias tive 3 dias em que estive negativo e 2 positivo e tenho noção que a partir do momento que comecei a bater em mãos mais fortes que a minha, perdi a paciencia de forma estupidamente rapida.

O que eu preciso de fazer é auto policiar a minha mente de maneira a que este "estilo de tilt" não aconteça. A evolução dum jogador passa muito mais pelo auto-controlo do que pelas regras do jogo, estratégias, estatisticas e etc... Um jogador com auto-controlo tem, a meu ver, meia vitória neste mundo do poker.

Pensem nisto também :p

1 comments:

oversleep said...

Sim, very true!

Disciplina é algo muito importante, quer no jogo em si, no que se refere ao controle emocional e as fases de descontrole (o famoso tilt)... quer também fora das mesas(gestão de banca e afins)!

Keep focused & good luck!